top of page

Bate Papo Escatológico n° 10_Grupo Verdade do Evangelho.

 

Simbologia Apocalíptica Preterista. Loucura ou boa hermenêutica?

 

            Padrão de linguagem Profético?

                Amigos, reparem as profecias de Isaías sobre a derrota de duas cidades do Antigo Testamento, Edom e Bozra:

                Isaías 34:4: Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira. 

                Como profetizado, essas duas cidades caíram; todavia, os céus ainda estão fisicamente intactos. Não houve nenhum sinal nos céus...

                Agora, com atenção, leiam abaixo um trecho do capítulo 6 do livro do Apocalipse:

                Apocalipse 6:13-16: As estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro.

                Assim, minha pergunta é simples:

                Por acaso, ou uma feliz coincidência, ou ainda, talvez, através de um padrão de linguagem profético estabelecido, a linguagem de Isaías 34:4 poderia ser amesma linguagem que João usou para descrever a ira de Apocalipse 6:13-16?

                A verdade é que muitos mestres futuristas pensam que essa passagem em Apocalipse está se referindo a uma explosão nuclear, pois o texto disse: “O céu recolheu-se como um pergaminho”.

                Outros ficam procurando informações na internet em busca de sinais no céu para enquadra-los num possível início de cumprimento. Outros ainda argumentam que existem construções clandestinas de abrigos, dentro de grandes montanhas, para abrigar grandes líderes, feitas por nações desenvolvidas, que comprovam a exatidão deste texto.

                Mas amigos, por acaso, a linguagem do apocalipse 6 não é exatamente a mesma linguagem que Isaías usou quando profetizou a destruição iminente das cidades de Edom e Bozra?

                Deus fez com que esse julgamento acontecesse, e ele não usou mísseis ou caças, ou uma bomba nuclear para fazer isso, pois essas armas não existiam no tempo da derrota dessas cidades. Ele realizou essa destruição através da força de um exército estrangeiro.

                Amigos, percebam que esse tipo de linguagem é um tema consistente por todo o Antigo Testamento e é usada quando Deus está descrevendo a destruição que ele traria contra um povo que tinha se rebelado contra ele.

 

Refutem... se puderem!

 

                 

  • LinkedIn Social Icon
  • Yelp Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page