top of page

Bate Papo Escatológico n°8_Grupo Verdade do Evangelho

 

Simbologia Apocalíptica Preterista. Loucura ou boa hermenêutica?

 

A expressão “NUVENS” Parte 3

            Amigos, diante do raciocínio apresentado nos outros dois textos anteriores, como fica a questão do texto de Atos 1:9.

             “Jesus não partiu fisicamente em nuvens visíveis em Atos 1:9? ”. Sim, partiu! Leiam o texto abaixo:

            Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir (Atos 1:9-11).

            Para os preteristas parciais o anjo não estava fazendo alusão à referência de Mateus 24:31, onde lemos sobre Jesus vindo nas nuvens. Eles viram Jesus partir fisicamente numa nuvem física. E essa será a forma como ele retornará no futuro, na ressurreição.

            O julgamento em 70 d.C. não incluiu uma ressurreição de ninguém. Ele foi um julgamento parcial. O preterismo parcial ensina que Jesus virá novamente na ressurreição. 1 Coríntios 15 refere-se à próxima vinda. Essa vinda não é em julgamento com ira caindo sobre todo o mundo. Ela será uma vinda em poder, para nos ressuscitar. E Jesus será visto nas nuvens, visto que ele habita nessa glória. Vê-lo nas nuvens em Mateus 24 é vê-lo em julgamento. Contudo, quando ele vier na ressurreição para a igreja, o veremos fisicamente nas nuvens.

            É sobre essa ressurreição que Paulo fala no texto abaixo:

            Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (1Ts. 4:15-17).

            Isso não deve ser confundido com Mateus 24:31. Mateus 24:31 é uma vinda em julgamento na qual não vemos Jesus fisicamente, similar às referências a Deus vindo em julgamento com nuvens no Antigo Testamento. O texto de 1 Tessalonicenses está falando sobre ressurreição, e não sobre julgamento.

 

 

http://www.verdadedoevangelho.com.br/

  • LinkedIn Social Icon
  • Yelp Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page